terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pinhole



A fotografia Pinhole é síntese do que podemos chamar de fotografia despojada. Ou seja, precisa apenas de uma câmara escura, um pequeno orifício na mesma e um material sensível a luz.. Ou seja, muito fácil de se fazer. E caso você queira fazer está experiência fantástica, descobrirá o quanto simples e barato é fazer este tipo de fotografia na sua própria casa. E sem necessidade de qualquer equipamento especial.
Toda câmara fotográfica, desde a mais simples e barata, até a mais sofisticada  e caríssima possui uma câmara escura, mesmo uma digital. A diferença entre umas e outras é a qualidade do material em que são confeccionadas e os muitos acessórios que podem ter. Como lentes, obturadores, diafragmas, visores, prismas, rebobinadores, e muitos outros. E é estes que nos dão recursos adicionais para fazermos nossas fotos ficarem melhores tecnicamente falando em relação à máquina. Por que quanto ao nosso olhar fotográfico, este não precisa ficar condicionado à câmera que possuímos. Pois este só precisa ser treinado e aperfeiçoado para capturar o que mais nos interessar em documentar, seja o que for.
  

Dito isto vamos a fórmula de como construir uma câmara Pinhole:
·         1 lata de leite em pó, ou outra lata qualquer. Serve também caixa de madeira ou similar.
·         1 pedaço de papel preto fosco (ex: colorset, camurça ou até plástico), serve também tinta spray da mesma cor. Prefira o papel, pois não polui a atmosfera.
·         1 pedaço de fita durex ou similar.
·         1 agulha ou alfinete e cola escolar.



Construindo a sua máquina fotográfica Pinhole:
  1. Pegue a sua lata de leite em pó e limpe-a de qualquer resíduo de pó ou sujeira
  2. Corte o papel preto no tamanho e forma necessários para cobrir toda a superfície interna da lata, inclusive o fundo e a tampa.
  3. Cole o papel na superfície interna da lata.
  4. Depois de colado e seco o papel na lata, faça um furo no na parte lateral da lata com um prego grosso ou use furadeira se preferir.
  5. Corte 2 pedaços de papel preto no formato de um quadrado no tamanho de cerca de 2 centímetros de lado. Faça em 1 deles um furo com a agulha no centro do quadrado. Prenda este quadrado com durex na frente do furo da lata, fazendo coincidir o furo do papel com o da lata. 
  6. Coloque sobre o furo da lata o outro quadrado de papel preto que sobrou e prenda-o com durex. Deixando uma ponta sobrando em um dos lados.


E assim esta pronta a sua Pinhole.
Material p/ fotografar e revelar com a Pinhole:
  •   1 envelope de papel fotográfico preto e branco que pode ser o kodabrome RC F2 ou F3 da Kodak ou similar de outra marca. Tamanho 18x24cm cada folha.
  •  1 pacote de revelador Dektol p/ 1 litro de solução.
  • 1 pacote de fixador fotográfico p/ 1 litro de solução.
  •  1 frasco de ácido acético glacial.



Preparando sua Pinhole para fotografar: Em um local totalmente vedado a luz, poder ser um quarto de sua casa. Troque a lâmpada comum do local por uma vermelha de no máximo 15w. Corte um pedaço de papel fotográfico o suficiente para cobrir a metade da superfície interna da lata. O papel será colocado com o seu lado sensível a luz de frente p/ o furo da lata (se o papel for o F2 ou F3 o lado sensível a luz é o brilhante). Se necessário prenda o papel com durex na parede da lata. Feito isto tampe a lata. Ela esta agora pronta p/ fotografar! Fotografando:
Alguns cuidados são necessários p/ se tirar fotos com a Pinhole. Primeiro nunca se deve fotografar com o lado em que esta o furo da lata virado para o sol. Pois deste modo a luz direta do sol irá velar o papel fotográfico. O outro cuidado é o de sempre posicionar a lata de maneira que ela mantenha uma posição estável, por exemplo: seja colocado em cima de uma cadeira, muro ou mesmo no chão. Isto é necessário, pois o tempo de exposição é muito longo e qualquer movimento irá provocar uma foto "borrada". Quanto ao tempo de exposição, aquele em que você irá deixar o pequeno furo da lata destampado ele é sempre relativamente longo. Como referência, um exemplo: se você esta fotografando um uma paisagem diretamente iluminada pela forte luz solar. O tempo de exposição deverá ser de mais ou menos 20 segundos. Mas se a luz solar estiver um pouco mais fraca dobre este tempo e assim por diante. Sempre haverá uma margem de erro na nossa avaliação devido o despojamen- to de recursos da nossa lata. Se não der certo na primeira tentativa não desanime e tente outras vezes, fazendo alterações de tempo de exposição à luz. A revelação fotográfica:
Primeiro prepare os químicos. O revelador Dektol depois de preparado de acordo  com as instruções do envelope, deve ser diluído na proporção de 1:2 (2 partes de água e 1 parte de revelador Dektol na hora do preparo da solução de trabalho, deixando o restante puro como solução de estoque. O interruptor ou stop é preparado na solução de trabalho na proporção de 15ml para 1 litro de água. O fixador deve ser mantido sem diluição e usado como tal na solução de trabalho.
Coloque estes químicos em bandejas para início da revelação do papel fotográfico. No laboratório, ou pode-se improvisar num cômodo qualquer que possa ser escurecido e que não haja vazamento de luz alguma p/ dentro dele. Portas e janelas podem ser  tampados facilmente com lona plástica preta. E a lâmpada deve ser trocada por uma  outra de 15W e na cor vermelha. 
Uma vez que o laboratório esteja escuro, a luz de segurança vermelha acesa e os  químico preparado nas bandejas retire o papel fotográfico de dentro da Pinhole. Coloque-o dentro da bandeja do revelador e agite por um minuto e meio a dois. Se tudo tiver dado certo você já terá tido o prazer de ver sua primeira imagem fotográfica com sua Pinhole. Mas mesmo assim controle-se e continue o processo de revelação. Agora retire a fotografia do revelador com uma pinça e coloque-a na bandeja do interruptor e agite por dez segundos. Retire a foto deixando sempre escorrer o excesso de químico e passe-a para o fixador, agitando-a por dois a três minutos. Depois disso acenda a luz branca do laboratório e coloque sua foto para lavar em água corrente por dois a cinco minutos. E logo após ponha-a para secar num varal. Agora você já tem pronta uma fotografia, mas repare que ela está em negativo, em relação a  paisagem que você fotografou. Constate que os lugares que estavam claros na paisagem, na sua foto estão escuros e vice-versa. E repare também que as laterais estão invertidas, o que esta do lado direito deveria estar no esquerdo e vice-versa. E que dentro da pinhole a formação da imagem acontece de cabeça para baixo.Por isto é preciso ainda passar a sua fotografia para positivo.


    Foto em negativo


Referência



Nenhum comentário:

Postar um comentário