terça-feira, 28 de agosto de 2012

Comparação - Máquinas Fotográficas x Olho




Máquina fotográfica semelhante ao olho humano

Na célebre comparação do olho com a máquina fotográfica, a pupila corresponderia ao diafragma, cujas principais funções, no olho, seriam o controle da entrada de luz e a exclusão das aberrações esférica e cromática inerente à periferia de lentes. A pupila apresenta forma circular e ocupa não exatamente o centro do diafragma iriano, estando ligeiramente deslocada nasal e inferiormente.

A linguagem da fotografia e do olho

Fotografia é uma linguagem, uma linguagem visual, e para que ela exista, tem um componente essencial, a luz. Sem luz, nos não vemos, sem luz, não existe a fotografia. E as ferramentas que nos usamos para captar essa luz, para escrever com essa luz são três coisinhas básicas: diafragma, obturador e ISO.

No lugar da nossa pupila,  que controla  a quantidade de luz que entra no nosso olho (pense no fato do que a noite a pupila fica grande para que entre mais luz e de dia ele fica pequena para deixar menos luz entrar) nos temos a diafragma. Um orifício do qual podemos definir a quantidade de luz que entra na maquina fotografia.
Maior seja o buraco, mais luz  entra, menor que seja, menos luz. E a denominação do diafragma é sempre expressa pela letra “F” e algum numero, a numeração é contra intuitiva, maior o numero menor o buraco, menor o numero maior o buraco.

O diafragma também controla algo mais importante, a profundidade de campo. Mas o que é profundidade de campo? Profundidade de campo é o controle de quantas coisas que sai em foco na imagem.


Referência

http://gptsunami2m2.wordpress.com/comparacao-do-olho-humano-com-maquina-fotografica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário