quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Relatório de experiência - Refletindo espelhos planos

Materiais

2 capas de CDs
2 réguas de silicone (30 cm)
Água
Laser
Cola
Tesoura



Montagem

Primeiramente pegamos uma das capas do CD e montamos uma lente convergente, logo depois cortamos umas das réguas ao meio e colamos conforme mostra a figura. Depois de que a cola secou colocamos água dentro, para então vermos o que aconteceria com os raios de luz.
Depois de ter colocado água pegamos uma folha de papel e um laser, colocamos no centro da folha a lente convergente e incidimos a luz do laser em suas faces.

Podemos concluir com isso que: quando os raios do laser foram incididos nas faces da régua, os raios foram diretamente para foco, isso ocorre porque quando a luz vem em direção paralela, a lente convergente redireciona a luz para o foco.

Depois de montarmos a lente convergente, montamos a divergente, como mostra a figura. Depois de ter colado as réguas, esperamos secar e colocamos água entre as réguas, para então vermos o que aconteceria com os raios de luz. Depois de seca colocamos água dentro, para então vermos o que aconteceria com os raios de luz.

Depois de ter colocado água pegamos uma folha de papel e um laser, colocamos no centro da folha a lente convergente e incidimos a luz do laser em suas faces.
Podemos concluir com isso que: as lentes divergentes são bem diferentes da convergente, elas refrataram a luz para fora do eixo, formando então imagens virtuais.

Imagens


Lente convergente

Lente divergente

Referências:
Apostila de Física, 2º Colegial Volume 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário